Atendimento Psicológico Infantil - O que é preciso saber

29 julho, 2022

O atendimento psicológico infantil é também conhecido como Ludoterapia. Neste tipo de atendimento são usados recursos lúdicos durante os encontros com crianças e adolescentes, como: jogos, brinquedos, desenhos e brincadeiras.

A primeira consulta normalmente é separada em dois momentos:

No primeiro momento, é realizado o encontro somente com os responsáveis. Na qual, o profissional realiza uma entrevista a fim de levantar a queixa principal, através de uma escuta atenta para as necessidades a criança e da família. A consulta seguinte acontece com a criança, onde o profissional utiliza os recursos lúdicos para observação e análise das dificuldades e potencialidades da criança.

As demais consultas são intervenções diretamente com a criança/adolescente, buscando a superação da queixa e dificuldades levantadas nas primeiras consultas.

Sobre o sigilo: Sabia que as consultas infantis também são regidas por esta regra? Ou seja, o que a criança e adolescente fala em consulta, também, deve ficar sob segredo profissional e paciente.

Mas o que vou saber sobre o atendimento da minha criança? 

O profissional da psicologia, fará uma entrevista devolutiva após algumas sessões com a criança. Neste encontro com o(s) responsável(is), será exposto análises, orientações e falas pontuais sobre percepções da dinâmica do paciente.

  • Importante salientar que em quaisquer riscos para o paciente ou a terceiros observados durante os atendimentos, cabe ao profissional revelar este risco, somente o suficiente para proteger os envolvidos

Por fim, mas não menos importante, a duração do tratamento irá depender da queixa e da resposta do menor para o tratamento.


 

Como ocorre a Avaliação Neuropsicológica Infantil

26 julho, 2022

A avaliação neuropsicológica é a união das ciências da neurologia e da psicologia, na qual investiga as funções cognitivas superiores e a influência do funcionamento cerebral sobre o comportamento, emoções e cognição.

A primeira a consulta de crianças ou adolescentes é realizada com os responsáveis. Na qual, o profissional realiza uma entrevista a fim de levantar a queixa principal, através de uma escuta atenta para as necessidades a criança e da família. A consulta seguinte acontece com a criança, onde o profissional utiliza de recursos lúdicos para observação e análise das dificuldades e potencialidades da criança.

Há a aplicação de teste psicológicos, tarefas e atividades nas sessões subsequentes, normalmente ocorre entre 6 e 8 sessões. 

Na última consulta é realizada a devolutiva, na qual é entregue o laudo da avaliação e explicação de seus resultados aos responsáveis.